Projeto do DER quer implantar 14 pontos de pesagem em rodovias do DF

Audiência pública quer opiniões sobre o projeto que também prevê a criação de dois pátios para apreensão de veículos

foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Projeto pretende aumentar a fiscalização e multar motoristas de caminhões trafegando com excesso de peso.



Uma audiência pública nesta segunda-feira (11/2) vai permitir que a população possa opinar sobre o projeto do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) que prevê a implementação de uma série de inovações, entre as quais, a implementação de 14 novos pontos de pesagem de caminhões nas rodovias que cortam o Distrito Federal.


Segundo o superintendente de trânsito, Elcy Ozório, os novos pontos são pesagens que não requerem redução de velocidade. A ideia é que funcionem como as marcas no chão usadas pelos pardais. “Uma vez que o veículo com excesso de peso passe ali, o equipamento avisa às equipes em terra que irão abordar o motorista e conduzi-lo a uma balança de precisão. Se de fato houver sobrepeso, ali mesmo é lavrado o auto de infração (multa)”, explica Elcy.

O sobrepeso é, segundo ele, um grave problema à qualidade das vias. “Quando você aumenta a carga do caminhão, você deteriora o pavimento numa velocidade muito maior. Se os caminhões rodam com peso excedente, a vida útil do pavimento diminui exponencialmente e aí começam a abrir trincas, o solo afunda e por aí vai”.

Outra proposta é a criação de dois pátios para recolhimento de veículos. Hoje, o órgão usa o espaço do Departamento de Trânsito (Detran-DF), localizado na Asa Norte. “Lá já não há espaço para veículos grandes. Com os novos pátios, caminhões apreendidos poderão ser colocados lá. Além disso, quando multarmos alguém por sobrepeso, o veículo será levado ao pátio onde vai aguardar o transbordo, isto é, esperar que outro caminhão seja enviado para levar a carga sobressalente”, afirma o superintendente.

Atualmente, quem é flagrado trafegando com excesso de peso é apenas multado, uma vez que não há espaço para manter o veículo apreendido. Caso o projeto seja aprovado, os novos pátios ficarão em Samambaia e na região do Colorado, próximo à Torre de TV Digital.

Além disso, o DER também quer instalar painéis para geração de energia fotovoltaica (solar). “Alguns veículos apreendidos são de alto valor e precisam de cobertura para não ficar ao relento. A ideia é que no teto dessas coberturas sejam instalados painéis solares que gerariam energia suficiente para todos os distritos do DER além dos nossos semáforos”, garante.

Concessão

A execução de todo o trabalho ficará a cargo de empresas privadas aprovadas em chamamento do governo. As empresas Herman Barbosa Advogados, BF Capital, UMA Automação, VIP Gestão e Logística e Fiscaltech ficaram encarregadas dos estudos e desenvolvimento do projeto.

Ainda não há datas para execução, mas a expectativa do DER é de que ainda neste ano comece a implementação dos pátios. O primeiro a ser inaugurado deve ser o de Samambaia.

Serviço

A audiência ocorre nesta segunda-feira, dia 11 de fevereiro a partir das 10 horas.
Local: Auditório do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) – Edifício Sede, lote A, SAM.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas